Bancada do NOVO em Audiência com a ministra da Agricultura Tereza Cristina
13 13America/Sao_Paulo setembro 13America/Sao_Paulo 2019
Jair Bolsonaro recebe Bancada Federal do Rio de Janeiro
13 13America/Sao_Paulo setembro 13America/Sao_Paulo 2019

Ganime conhece melhor o planejamento do Ministério da Infraestrutura em audiência com o ministro Tarcísio Freitas

 

Em virtude do recebimento de uma série de notificações a respeito das rodovias federais do estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Paulo Ganime estive com sua equipe no Ministério da Infraestrutura (MInfra) em audiência com o ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e equipe do MInfra: Natália Marcassa, Secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Ivan Falconi, Gerente de Projeto de Assuntos Institucionais e Paula Passos, Gerente de Projetos.

O objetivo da audiência, realizada no gabinete do ministro, foi conhecer melhor o planejamento do governo acerca do tema e conversar sobre as questões identificadas, como BR-040, BR-493, BR-101 e EF-118. O ministro falou da prioridade que são as obras no arco metropolitano (BR-493) e na subida da serra para Petrópolis (BR-040). As três BR estão com a modelagem das novas concessões já em fase de conclusão, ainda em 2019 os projetos serão divulgados e a consulta pública será lançada. Os leilões serão realizados em 2020 e as novas concessionárias assumirão as operações 2021.

Os contratos em vigor, que são problemáticos, poderiam ser judicializados, mas os processos, que seriam custosos, provavelmente se encerrariam junto com o encerramento dos contratos, que são em 2021. Por isso a decisão de aguardar o vencimento dos contratos.

Ainda sobre a BR-493, que teve sua obra parada, mas que tem a utilização da via em estado precário, causando muitos acidentes e facilitando a ação de criminosos, o ministro se comprometeu a atuar para que as correções emergenciais sejam realizadas.

Ganime destacou que, pelo levantamento da PRF, apenas seis pontos da via são responsáveis por 80% dos acidentes, que pelo menos esses pontos têm que ser priorizados.

Outra obra importante está acontecendo agora, é a obra na pista do aeroporto Santos Dumont. Segundo o ministro, essa obra deveria ter sido realizada há cerca de 10 anos e as operações na pista estavam colocando em risco os passageiros e as tripulações. O ministro garantiu a conclusão no

 prazo esperado.

O ministro pediu também apoio para a Bancada Federal do Rio destinar recursos das emendas impositivas para as obras de infraestrutura.

“O problema é complexo e as soluções não são simples, mas continuaremos acompanhando e fiscalizando para garantir a melhor e mais rápida solução para os problemas”, afirma Ganime.

Esse trabalho é continuação de uma ação de fiscalização do gabinete do deputado Ganime, que esteve também, nos meses de abril a junho, em reunião com as concessionárias, com a ANTT, com o DNIT e com representantes da sociedade civil para entender melhor os problemas enfrentados por todos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *